7 de mar. de 2012

Jec pode ter mais dinheiro em breve.

Existem três fontes de renda ordinária e de certa previsibilidade para um clube de futebol. Transmissão, comercial e estádio. Venda de jogador é renda extraordinária e imprevisível.

Nenhuma renda pode ser obtida sem um bom time disputando campeonatos importantes, seja de qual tipo for a renda. Portanto, ter um bom time disputando boas posições nos campeonatos, mesmo não sendo tudo, é o mais importante.

A renda de transmissão é paga por diferentes veículos de mídia para transmitir os jogos do clube. Neste quesito o Jec melhorou muito pois até o ano passado, desde 2005, só obteve renda de televisionamento pelo campeonato catarinense e neste ano receberá pelo brasileiro da B. Mas ganha apenas com uma mídia, a TV.

A renda proveniente do comercial é composta pelo licenciamento de produtos com a marca do clube e marketing (patrocínios, merchandising e por outras ações que se utilizem da imagem e representatividade do clube). O Jec tem produtos licenciados e patrocínios.

Estádio é uma fonte de renda formada pela venda de ingressos, sócios e receitas do estádio, que no caso do Jec inclui a Toca do Coelho, chopperia e museu que um dia poderão existir, bares, estacionamento, camarotes, ops... os três últimos vão para o bolso da prefeitura.

É consenso de que o ideal é de uma renda representar 34% das receitas totais e outras duas rendas 33%, com diferença de 1% entre um e outro no máximo.
O clube no mundo que mais se aproxima deste ideal é o Manchester United que teve 36% de sua renda em transmissão, 33% em estádio e 31% no comercial em 2011. Tarefa nada fácil.

Dos três tipos de renda a que apresenta maior liquidez, ou seja, que se transforma em dinheiro vivo mais rapidamente é o estádio, mais precisamente na bilheteria.
"Bilheteria é dinheiro vivo, dinheiro em caixa imediato. Joga hoje e paga as contas amanhã ou segunda-feira. Dinheiro que não tem custo extra, pois a manutenção do estádio e os salários dos jogadores têm que ser pagos, com pouca ou com muita gente vendo os jogos." Emerson Gonçalves.

Dessa maneira, o Jec pode ter mais dinheiro em breve caso invista em "seu" estádio. Melhorar o acesso, atendimento, segurança e conforto dentro da Arena é preciso para que a renda com bilheteria aumente.

É válido lembrar que o jequeano Adilson Elias informou que a parte de informática das catracas para sócios foi renovada e agora funciona perfeitamente. Pude conferir no jogo passado e aprovei. Este é um exemplo do que pode ser feito para atrair maior público aos jogos.

Os acessos da Arena são precários. As ruas no entorno são de responsabilidade da prefeitura, mas na Arena o Jec poderia chamar a responsabilidade e melhorar. Existem apenas duas rampas para entrada e, o pior, as mesmas duas para saída. As escadas são utilizadas sem critério, parecendo depender do humor dos responsáveis. O clube poderia melhorar o piso próximo às escadas e criar novos acessos de entrada e saída de público nas laterais e fundos do estádio da mesma maneira como fez para os não sócios que entram pelas rampas.

O atendimento tem de ser melhorado com pessoas dispostas a informar os clientes torcedores nas áreas comuns. Os banheiros precisam ser reformados e ter equipe de limpeza durante os jogos. Deve-se criar um ambiente de lazer familiar, e para isso um fraldário e outras coisas são necessárias.

A questão de segurança é primordial. É preciso erradicar a violência. A Arena é um estádio com poucos casos de violência, mas os que praticaram atos violentos como brigas continuam indo aos jogos. Deveriam ser denunciados pelo próprio clube para se fazer valer o estatuto do torcedor. Estes precisam ficar fora da Arena. Nenhum pai leva a família em local violento ou que transmita a ideia de violência. Por isso é muito importante o clube passar uma sensação de segurança na Arena.

O quesito conforto é muito relativo e aí acredito que é preciso respeitar a cultura de um povo. Para quem vai na cadeira numerada é imprescindível a cadeira e a cobertura, mas nem todos sentem essa necessidade de ficar sentado ou de não pegar chuva. Uns, como eu, fazem questão de ficar em pé durante todo o jogo. O grito de senta é cultural do povo Jequeano que fica nas laterais do campo, sendo o oposto de quem fica atrás das traves. Portanto, cadeira é conforto para uns como é desconforto para outros.
Sendo assim, acho péssima a ideia da prefeitura em colocar cadeiras em todo o estádio e acredito que pode afugentar muitos torcedores. Cadeiras devem ser colocadas onde há quem sente. Veja o exemplo do Borussia Dortmund o qual tem um estádio (Westfalenstadion) com capacidade para 80 mil torcedores mas tem uma imensa área sem cadeiras destinadas para 27 mil pessoas ficarem de pé:

http://espn.estadao.com.br/maurocezarpereira/post/243956_VIDEO+BORUSSIA+DORTMUND+INTEGRA+TIME+E+TORCIDA+O+MELHOR+DO+FUTEBOL

Lembre de que a Arena tem capacidade liberada para 17,5 mil clientes torcedores mas normalmente não enche metade disso, apenas em jogos finais. O custo é igual todo o mês.
Com a Arena confortável, segura e acessível o Jec pode ganhar dinheiro rápido.

Fica a dica:
"Bilheteria é dinheiro vivo, dinheiro em caixa imediato. Joga hoje e paga as contas amanhã ou segunda-feira. Dinheiro que não tem custo extra, pois a manutenção do estádio e os salários dos jogadores têm que ser pagos, com pouca ou com muita gente vendo os jogos." Emerson Gonçalves.


E-mail do blogueiro: andrebudal@gmail.com

5 comentários:

  1. Olá Bocão.

    Excelente post.

    A questão dos números quanto a receita é realmente isso, é necessário um equilíbrio e é muito bom saber o quanto se vai receber de cada área.

    Precisamos melhorar muito em dois quesitos, o comercial e o estádio, quanto as transmissões não há muito que se fazer.

    No comercial precisamos de uma melhora imediata, pois o JEC tem muito a vender, mais produtos, mais sócios, ações sazonais como centésimo gol do Lima, centésimo jogo do Eduardo e por aí vai. Ingressos precisam passar a ser vendidos com cartão e pela internet.

    Quanto ao estádio permita-me discordar um pouco. A Arena não é do JEC, apesar de o JEC pode fazer algumas coisas como melhoria do acesso não concordo com isso. Esse custo não pode ser do JEC. Os banheiros precisam ser melhorados, precisamos de mais banheiros, inclusive femininos, fraldários, reservados para cadeirantes. Os acessos são muito ruins, poucas entradas, poucas saídas, a evacuação é muito lenta. Um estádio "moderno", do "mesmo padrão" dos estádios do Japão e da Coréia (como foi prometido) onde os cadeirantes ficavam nos escanteios na chuva. Sou cadeirante. Quem melhorou isso foi o próprio JEC, mesmo sem ser sua responsabilidade e sem que nós pagássemos ingresso, a diretoria providenciou um tablado no terceiro andar das cobertas para nós. Na minha opnião esses custos não podem ser do Clube.

    É isso. Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Alisson, o estádio é da prefeitura e esta deveria realizar manutenção e melhorias. Mas não realiza nem realizará tão cedo.
    Quem perde? Somente o Jec, mais ninguém.
    Por isso digo que o clube deveria fazer estas melhorias, pois o investimento retorna.

    Não sabia que o clube tinha feito esta ação para os cadeirantes. É um belo exemplo de respeito aos clientes torcedores, que hoje passam a frequentar mais o estádio devido algo simples como este tablado. O cliente que é cadeirante pode não pagar ingresso, mas consome itens do clube e é provável que o investimento já tenha dado retorno.

    Na minha opinião o Jec deveria ter a concessão da Arena. O poder público não está nem aí para o jec ou para os munícipes que frequentam o estádio. A construção e aumento da Arena foi única e exclusivamente em razão de votos. Manutenção jamais existirá. A pintura foi só uma maquiagem por dentro ne.

    Pode parecer que faço oposição à atual diretoria, mas não. Tento criticar sugerindo melhorias, sempre.
    Esta diretoria melhorou o Jec demais, porém ainda há muito que se fazer.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. olha boa noite todos uma coisa q me intiga no jec e por que jec nao arruma fornecedora de material esportivo de boa qualidade vou nas lojas encontro dos rivais espalhas pela suas lojas e a do jec cade ,fora na internet vc acha ate camisa coquinho fc e ado jec nada isso e dispecio de dinheiro pq hoje internet vitrine de patrocinio e do propio clube, spieler se quiser continuar tem melhorar muito muito mesmo queria q alguem me faca enxergar de outro modo fora defeito q as camisas contem jec camisa merece ser melhor TRATADA E BEM VISTA NO BRASIL E NO MUNDO..PQ MAQUINA TRICOLOR MERECE....OBRIGADO PELO ESPACO...JOSE EDUARDO

    ResponderExcluir
  4. Toda essa mudança pela qual o JEC está passando é sem dúvida um processo de aceleração no desenvolvimento do clube, com isso estamos diminuindo a distância de 15 anos que acredito que tínhamos a dois anos em relação ao time mais avançado hoje no estado.
    Lógico que estou falando do figueirense que é nosso rival, porém, vejo que podemos aprender e copiar algumas ações implantadas pelo brócolis.
    Muito foi feito, porém há muito a se fazer e a meu ver nesse momento o mais importante é tornar o relacionamento com o torcedor possível, digo possível pois vejo no momento como inexistente.
    Vejam que o clube não consegue encaminhar os boletos dos sócios no endereço correto, se existe como tirar segunda via na internet eu não conheço, central de relacionamento para sugestões e reclamações não existe, se fossemos detalhar é possível apontar varias ações de baixo custo que tornaria o relacionamento possível.
    Torcedores como nós que em pleno feriado dedica tempo para falar do JEC em blogs são minoria apaixonada que sempre estarão com o Tricolor, a grande massa precisa ser lembrada que o clube existe e precisa de apoio, e um bom relacionamento que como disse não custará muito, acredito que aumentaria sensivelmente o numero de sócios.

    ResponderExcluir
  5. A Arena Grêmio é um exemplo de estádio em construção que terá área destinada à torcida sem cadeiras, para ser feito a famosa avalanche. Mas parece que é algo em torno de 10mil lugares, é pouco, mas a exigencia da FIFA é 100% com cadeiras e em jogos da FIFA o Grêmio teria que instalar as cadeiras provisoriamente, por isso se torna muito.

    ResponderExcluir