2 de mar. de 2012

Os gols do Lima não valem nada.

Como os assuntos neste blog são discutidos através da ótica da gestão de negócio, tratarei do Lima como um produto à venda.
Para se vender algo é preciso ter um bom produto, custo acessível e demanda (clientes). Vender produto ruim, caro e ainda sem alguém que queira comprar é quase impossível.
A qualidade de um produto é definida de maneira subjetiva muitas vezes. No caso de um jogador de futebol é subjetividade pura.
O Lima é um bom produto para se vender?
1 - A maior parte da torcida do Jec gosta do Lima mesmo não sendo unanimidade. Então, há demanda.
2 - Os preços de produtos do clube relacionados ao jogador se encaixam dentro do poder de compra dos clientes.
3 - Os produtos do clube têm boa qualidade e relacionados ao Lima têm incremento de qualidade pelo que o jogador representa. Afinal, marcar quase 100 gols com a camisa de um mesmo time hoje em dia é difícil e incomum. Ser o segundo maior goleador do clube é muito, sendo que a quantidade de jogos que o Lima poderá jogar neste ano, 60 partidas, é praticamente a mesma que Nardela poderia jogar em 1987, 65 partidas, ou seja, não há vantagens para nem um e nem o outro. O fato de poder comparar os números do Lima com os do Nardela já é grande coisa.

O fato de ser o segundo maior goleador do clube já o torna um produto que o consumidor poderia comprar.

Mas, a demanda precisa ser estimulada. E quem deveria criar esse estímulo é o departamento de marketing do clube que não o fez até agora. Está perdendo uma chance que o clube só teve uma vez na história com Nardela.
O marketing do Jec já perdeu a chance de fazer uma contagem regressiva, talvez desde o 95º gol.
Existem várias maneiras de se lucrar com o evento. O jogador poderia entrar em campo com camisas com o número de gols feitos desde o 95º e criar expectativa.
100 camisas autografadas poderiam ser vendidas e talvez cada cliente teria o direito de tirar uma foto com o jogador. 100 bolas autografadas poderiam ser vendidas. A bola do centésimo gol poderia ser leiloada em evento na toca do coelho.

Sei que muitas ideias podem surgir, mas o marketing do Joinville Esporte Clube não colocou nenhuma em prática. Ainda.

Tomara que a ideia não seja colocar um camarada tocando violão e cantar o hino do clube e depois o Weber rasgar seda para o Lima enquanto ele ganha uma placa.

Nenhum gol do Lima terá valido algo se ele não receber a homenagem que merece e se o momento não for comercialmente bem explorado.

05/03/12 - PS: Ainda há tempo.

4 comentários:

  1. Olá Bocão. Excelente post.

    Está mais do que na hora de o JEC tratar o torcedor e sócio como Cliente, e cliente com "C" maiúsculo. E neste assunto como você relatou, um dos melhores produtos, o Lima e seu gol 100 (que não saiu ontem). O problema é que este produto não está sendo comercializado. Como você enumerou existem várias ações promocionais e comerciais que poderiam ser tomadas em cima desse gol histórico, sim nos dias de hoje é histórico. Camisas autografagas com o número de gols, camisa do gol 100, bola do gol 100, tarde de autógrafos, fotos com o Limatador, contagem regressiva no site, facebook, twitter e por aí vai.

    Uma boa notícia quanto a isso, segundo Fronzi o nosso marketing começará a funcionar (http://nossajoinville.com.br/doislances/2012/03/04/4882/). Muitas vezes isso foi dito, mas agora teremos verba, o que nunca tivemos para esse departamento. Mesmo as ações supracitadas não necessitando de verba, é necessário alguém para pensar e organizar isso, o que hoje também não temos.

    Até mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alisson, o clube precisa de pessoas para executar os planos e as ideias.
      Dinheiro ou a falta dele talvez não fosse o problema. Acredito em conservadorismo e hesitação. Um departamento de marketing no Jec se paga. Basta ser bem gerido e cobrado.

      Excelentes ideias não nos faltam. Fora do clube há uma pessoa que tiro o chapéu para as ideias e iniciativas que é o Marcos Messias do nasceucampeao.com.br
      "Dentro" do clube há o Fernando Mattos que tem ideias excelentes e até únicas. Sou um crítico dele pois penso que ele não executa as ideias que tem, pensa sem realismo e por que ele não mora em Joinville. Acho isso péssimo para o clube.

      Torcerei para que agora, com dinheiro, a coisa melhore.

      Abraço.

      Excluir
  2. A diretoria tem menos de uma semana para bolar algo e por em prática. Outra coisa, o Eduardo também está perto de fazer 100 jogos pelo JEC. Depois dele parece que o Ricardinho também pode chegar ainda esse ano. São dois jogadores que merecem homenagens não só pela marca de 100 gols, mas por aquilo que sempre fizeram em campo.

    ResponderExcluir
  3. Só faltou o violão, mas o que aconteceu foi o previsível. Lima ganhou uma placa.

    Pouco, muito pouco. Para o atleta e os cofres do clube.

    Investimento é diferente de gasto.

    O Jec ainda não tem marketing. É uma pena.

    ResponderExcluir